1865
Tudo começou em 1865, quando Jules Bel decidiu fundar uma empresa de queijo tradicional (Gruyère) em Orgelet, uma cidade pequena em Jura, em França, nas colinas dos Alpes franceses, sendo uma região com uma grande reputação devidos aos seus productos lácteos e queijos.
1921
Logo após a Primeira Guerra Mundial, Léon Bel conhece a família suiça Grafs, que estava envolvida na importação de queijo fundido da Suiça para Jura durante a guerra.
Convencidos do potencial desta inovação, Léon criou a sua própria marca com a ajuda dos Grafs.
En 1921, nasceu o queijo A Vaca que ri ®.
1923
En 1923, Léon Bel inspirou-se e mudou o logótipo da marca.
A vaca, que inicialmente era representada com o corpo inteiro, foi reduzida apenas à imagem da cabeça, desenhada por Benjamin Rabier.
Foi o impressor Vercasson que atribuiu a cor vermelha característica ao desenho de Rabier e alguns rumores indicam que foi a mulher de Léon que sugeriu adicionar brincos para dar um toque mais feminino.
1929-1933
Ao longo do tempo, esta empresa designada Grupo Bel expandiu-se por todo o mundo, iniciado no Reino Unido em 1929, seguindo-se a Bélgica em 1933.
Nos anos 70, A Vaca que ri ® começou por conquistar a Europa Oriental, África, Médio Oriente e Estados Unidos da América.
Nos anos 90, seguiu-se a expansão na Ásia.
1968
Foi inaugurada a fábrica d’A Vaca que ri em Ulzama (Navarra). Assim, chegam a Portugal os triângulos A Vaca que ri.
2000
Foram lançados os Palitos d’A Vaca que ri.
HOje
Actualmente, cerca de 10 milhões de triângulos são vendidos diariamente em 136 países, tornando A Vaca que ri ® na quarta maior marca do mundo. As suas 15 fábricas produzem A Vaca que ri ® para 4 continentes.